12/03/2010

para melhorar a comunicação

Mensagens - Mensagens de motivação


1. Olhe as pessoas nos olhos.

2. Ao cumprimentar, aperte a mão com energia.

3. Procure manter su corpo, sentado ou em pé, de maneira garbosa.

4. Pense positivamente a seu respeito e a respeito do próximo.

5. Atenha-se no que a pessoa falou especificamente. Não imagine coisas.

6. Não espere que as pessoas adivinhem o que você quer: fale.

7. Nas agressões orais, não ataque nem defenda, quastione.

8. O tom de voz pesa muito na comunicação. Procure falar calmo, firme, objetivamente, sem suspense e sem dramas.

9. Reforce o ego do outro, procure entusiasmá-lo.

10. Fique atento à comunicação não-verbal do outro.

11. Seja acolhedor. Deixe que o outro fale. Não o bombardeie com seus problemas.

12. Chame as pessoas pelo nome.

13. Procure saber o sentido que determinadas palavras têm para o outro.

14. Preste atenção ao que estão falando. Não comece outra conversa simultaneamenete. Se estiver com pressa, comunique o fato e retire-se.

15. Siga a conversação com sequência. Evite detalhes, pormenores.

16. Troque o "não concordo" por "o que você acha?" ou "que tal?".

17. Só cobre o que for negociado.

18. Seja objetivo. Elogie ou critique a atitude, nunca as pessoas.

19. Evite comparações. Fale o que tiver que falar, mas não compare.

20. Desenvolva a empatia, sinta o sentimento do outro.

21. Saiba ser esportivo. Aceite uma brincadeira. Ria junto, questione a validade da mesma ou cale-se.

22. Cumpra o que prometei ou avise assim que se sentir impossibilitado de fazê-lo.

23. Use bem seu tempo. Respeite o do outro: não o destraia nem o faça esperar desnacessariamente.

24. Organize-se. A organização é fundamental. Planeje sua vida, suas atividades. Revise, replaneje, dê prazos.

25. Aceite as críticas. Pense a respeito, não para entrister-se ou irritar-se, mas para ver o que elas têm de verdadeiro. Só depois você pode desprezá-las.

26. Tenha uma posição discreta quanto ás maravilhas do mundo e aberrações, elas existem no mundo.

27. Nunca subestime nem supervalorize seus adversários.

28. Mantenha um comportamento diplomático. Não se envolva em bate-bocas, não dê importância a fofocas. Lembre-se que o tempo modifica a visão dos fatos.

29. Saiba guardar segredos, profissionais ou não.

30. Lembre-se que o que é óbvio para você poderá não ser para o outro. Seja explícito. Agilize seu pensamento. Ache soluções. Saiba optar. Pague o preço. Tenha claro seus objetivos.

31. Desenvolva auto-motivação.

32. Destaque tudo o que você tiver de positivo.

33. Perdoe. Todos somos humanos, com falhas humanas.

34. Procure observar os jogos que as pessoas fazem e não morda a isca.

35. Respeite a hierarquia, mas como ser humano sinta-se de igual para igual.

36. Tenha claro suas qualidades e defeitos. Cultive-se. Evolua.

37. Seja solidário.

38. Seja poroso. Tire proveito dos ensinamentos.

39. Não fique só culpando os outros, procure soluções e não culpados.

40. Reforce o certo.



(Clarisse Leal Freitas)

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